Justiça Eleitoral manda tirar do ar perfil por propagar fake news de candidatos de Campina Grande
- Notícias - O melhor do bairro de Campina Grande, Campina Grande, PB

sábado, 03 de outubro de 2020
      

Justiça Eleitoral manda tirar do ar perfil por propagar fake news de candidatos de Campina Grande

Justiça Eleitoral manda tirar do ar perfil por propagar fake news — Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba

 

 

O juiz eleitoral Bartolomeu Correia Lima Filho atendeu ao pedido de liminar para retirar do ar o perfil Transparência Campina por divulgar propaganda eleitoral irregular na internet, com ataque à honra e propagação de fake news relacionadas aos candidatos a prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima e a vice-prefeito Lucas Ribeiro.

O perfil era hospedado pela empresa Facebook Brasil, que tem o prazo de 24 horas para retirar o perfil do ar, bem como o prazo de 15 dias para apresentar informações sobre os responsáveis pela autoria dos perfis, tais como número de IP da conexão usado para realização do cadastro inicial e de uso Instagram e os dados pessoais completos dos criadores e dos administradores do perfil. O G1 tentou entrar em contato com o Facebook, mas até as 17h30 desse sábado (3) não obteve resposta.

O pedido foi feito pelos advogados Gustavo Moreira, Luis Artur Sabino de Oliveira, Harrison Alexandre Targino, e Rodrigo Araújo Reul, proposto pela Coligação Campina Rumo ao Futuro.

Caso o Facebook não cumpra a solicitação da liminar, pode sofrer pena de multa diária, em favor do promovente, no valor de R$ 1 mil e demais culminações legais.

O conteúdo do perfil, que tinha mais de 20 mil seguidores, foi considerado pela justiça eleitoral como negativo, tendo o intuito de gerar o desequilíbrio no pleito e instigar seus seguidores a replicar as notícias. Além disso, fazer propaganda eleitoral através do anonimato é ilegal, sendo essa conduta vedada pela Justiça Eleitoral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: G1 Paraíba