Notícias em O melhor do bairro de Campina Grande, Campina Grande, PB

terça-feira, 19 de março de 2024

Prefeitura de Campina Grande entrega requalificação do Fabricão, em noite de festa para a população da Zona Leste

Durante a solenidade, foi anunciada a ampliação do espaço onde funciona o Polo Calçadista.

Prefeitura de Campina Grande entrega requalificação do Fabricão, em noite de festa para a população da Zona Leste

Fotografia; Divulgação / Codecom

 

A noite desta segunda-feira, 18, vai ficar guardada na memória dos moradores da Zona Leste de Campina Grande, que presenciaram de perto a entrega da reforma e ampliação do Polo Calçadista – O Fabricão. Um novo espaço garantido com recursos próprios da gestão municipal, através da Agência de Desenvolvimento Municipal (Amde) e que vai garantir dignidade e melhores condições de trabalho aos pequenos fabricantes de calçados da região.

 

O prefeito Bruno Cunha Lima destacou o potencial dos pequenos empresários e assegurou as próximas fases da requalificação do Fabricão, visando um desenvolvimento ainda maior para a categoria. “A habilidade manual é o coração do que faz Campina ser reconhecida como segundo maior polo calçadista do Brasil. Só para se ter uma ideia, aqui na zona leste existem cerca de 300 fabriquetas de fundo de quintal e essa requalificação chega para suprir uma demanda antiga, abrindo as portas para mais nove pequenas empresas. A próxima etapa vai contemplar a criação de um novo polo, aqui dentro, para receber mais algumas dezenas de pequenos empresários que vão se desenvolver, gerar empregos e renda e movimentar a economia da nossa cidade”, garantiu.

Foi com esse pensamento de gerar emprego e renda que Valdereis Silva assumiu o box 24. Ele, que já atua no ramo há 15 anos e tem quatro funcionários, pretende dobrar a produção e o número de ajudantes. “Eu passei todos esses anos fabricando dentro da minha própria casa, que é um local muito apertado. Hoje posso dizer que estou realizando um sonho, sendo contemplado com esse galpão, que vai melhorar a qualidade do nosso serviço e me permitir dobrar o número de funcionários e produção. Por semana eu produzo 1.200 pares de rasteirinhas, saltos e papetes e quero chegar aos 2.400″, almejou Valdereis.

Naide do Nascimento Lopes foi contratada como ajudante no Fabricão mas, com o desejo de empreender, ela se formalizou e começou a produzir calçados dentro de casa. Ao ser contemplada com o box 27, ela já tem planos de vender para outros estados.

“Eu dou graças a Deus e ao prefeito Bruno por essa oportunidade. Meu sonho era ter um lugar pra minha produção, porque minha casa já estava pequena. Aqui fica mais fácil porque temos por perto as pessoas que fazem os trabalhos terceirizados e isso vai dar mais agilidade. Eu quero vender para outros estados!”, disse Naide.

Para o presidente da Amde, Emerson Cabral, a reforma foi realizada em ritmo acelerado e a próxima etapa já está prevista. De acordo com ele, o objetivo é valorizar a prata da casa. “Entregamos essa primeira etapa em 40 dias e a pretensão é que o próximo galpão seja entregue no mês de agosto. Além da estrutura física, queremos trabalhar também a imagem do produto que já é de excelente qualidade para agregar ainda mais valor. Na parte de capital de giro, estamos fechando uma parceria com o Sicoob para gerar linhas de crédito de até 15 mil, não só para o Fabricão, mas para o mercado central, motorista de táxi e por aplicativos”, destacou Emerson Cabral.

 

 FONTE/CRÉDITOS: Redação com Codecom / PMCG
terça-feira, 19 de março de 2024

Segurança em Campina Grande: Vereadores cobram ação efetiva

O triste episódio, envolvendo um militar, a guarda municipal e frequentadores do local, trouxe à tona a urgência de medidas eficazes para garantir a proteção dos cidadãos.

Segurança em Campina Grande: Vereadores cobram ação efetiva

Fotografia: Josenildo Costa

 

Na última sessão desta terça-feira (19), na Câmara Municipal de Campina Grande, os vereadores utilizaram a tribuna para abordar a preocupante questão da segurança na cidade, em especial após o incidente ocorrido na Praça Clementino Procópio. O triste episódio, envolvendo um militar, a guarda municipal e frequentadores do local, trouxe à tona a urgência de medidas eficazes para garantir a proteção dos cidadãos.

Os legisladores destacaram a necessidade urgente da presença ostensiva da Polícia Militar nas ruas da cidade, principalmente nos pontos considerados vulneráveis, onde pessoas são constantemente vitimadas por ações de vandalismo e assaltos. A ocorrência na Praça Clementino Procópio serviu como um alerta para a importância da atuação policial e da guarda civil, sobretudo no coração da cidade, onde o fluxo de pessoas é constante.

A permanência da Polícia Militar na Praça Clementino Procópio ressalta a relevância da ação policial para manter a ordem e a segurança pública, não apenas nesse local específico, mas em toda Campina Grande. Os vereadores reforçaram a necessidade de medidas preventivas e de vigilância constante, visando proteger os cidadãos e garantir a tranquilidade necessária para o desenvolvimento da comunidade.

Diante dos desafios enfrentados, é fundamental que as autoridades competentes atuem de forma coordenada e eficaz, já que estamos próximo de mais um Maior São João do Mundo”, promovendo ações que contribuam para uma cidade mais segura e acolhedora. A segurança pública é um direito fundamental e deve ser prioridade, visando o bem-estar e a qualidade de vida da população campinense.

SEGURANÇA
Alexandre Pereira (UNIÃO) na Tribuna voltou a falar a respeito da segurança na cidade, e o lamentável fato que aconteceu na Praça Clementino Procópio. Disse que as autoridades policiais descobriram que existe a praça, surge a oportunidade de se fazer uma operação policial naquele local. Lá tem trabalhadores, mas também maus feitores que roubam, consomem e traficam drogas.

O vereador lembrou ainda o aumento dos feminicídios e homicídios no Estado. E que no Anuário da Violência, o governo destacou apenas a redução dos ataques aos Caixas Eletrônicos e assaltos a bancos. E que o Estado contabiliza as mortes violentas apenas no local do ocorrido.

Comentário
Olimpio Oliveira fez algumas pontuações: que a informação de que só é contabilizada a morte no dia do fato, de que não procede. A respeito da Praça Clementino Procópio, disse que existem famílias que moram naquele local e que está precisando de uma ação social da Prefeitura. 

Luciano Breno (PP) falou da revitalização do Capitólio, e que a Praça deve ser revitalizada também. Disse que conversou com as equipes da Semas que fizeram uma abordagem naquele local, que foi apresentada a oportunidade de um aluguel social, não aceitaram, e que a maioria tem residência e família. O Centro traz insegurança à população.

Informou ainda, que tem uma família que todas as noite está sentada na frente da loja do seu filho, e que perguntou os motivos, a família tem casa, e vai para o local à noite para pedir. Falou ainda da necessidade de uma ação conjunta, Prefeitura e Estado.

Alexandre citou um exemplo da cidade de Caxias do Sul, que a Prefeitura está fazendo um mutirão todas as noite para retirar quem está morando nas ruas, oferecendo abrigo, clínica para recuperação dos viciados e condições para as pessoas de outros municípios retornarem às cidades de origem. 

SUBVENÇÕES SOCIAIS
Olimpio Oliveira (UNIÃO) falou a respeito das subvenções sociais, disse que, o que a Câmara aprovou não vai ter efetividade para a maioria das entidades, por conta da burocracia que estão criando, o que não está na lei aprovada Complementar 200. As entidades deverão prestar contas do uso dos recursos da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Campina Grande.

Na Semas estão sendo cobradas as certificações Cebas e Cneas. O CEBAS - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social é exigido pela Receita Federal, para que a entidade usufrua de isenções. O Cneas - Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social, que permite aos governos federal, estadual e municipal saber quais as entidades existentes no território nacional.

“Não vejo a razão de ser destas duas certificações para liberar os recursos aprovados por esta CASA, a não ser a vontade deliberada de não querer pagar os recursos. Dia 19 de março e ninguém consegue receber as subvenções”. Apelo aos colegas da situação para que se possa fazer uma intermediação entre o Prefeito, a Semas e as entidades.

SAÚDE
Jô Oliveira (PCdoB) voltou a falar a respeito da situação da saúde de Campina Grande. Ela relatou que no sábado à noite, uma pessoa de São José da Mata ligou para comunicar que tinha feito uma série de ligações para o SAMU e que estava se negando ao atendimento. “Liguei para o SAMU para reforçar o pedido e não houve o atendimento para esta pessoa que estava necessitando. Entramos em contato com a Clínica que tem ambulância e motorista à disposição, a família ligou e o meu marido também e o senhor não foi atendido. O setor de transporte da Clínica de São José da Mata, negou o atendimento.

ACÁCIO FIGUEIREDO
Pimentel Filho (PSB) falou a respeito do Acácio Figueiredo, e de uma feirinha criada há cinco anos, e que o prefeito prometeu a sua revitalização e até hoje a promessa não foi concretizada.

Luciano Breno (PP), pela liderança, fez um relatório das ação da Prefeitura na cidade, começando pelo Parque Evaldo Cruz, o Cine Capitólio, Posto de Saúde que foram reformados, Fabricão, ações no Mutirão, no Novo Horizonte, com o saneamento básico e calçamento, no Ronaldo Cunha Lima, e Cuités, calçamento das ruas, e outras ações de iluminação pública.

No que diz respeito ao Acácio Figueiredo existe a previsão de um mercado público que é necessário, e lembrou que a feirinha funciona em uma área invadida, e que não foi retirada pela necessidade da comunidade de ter onde comprar.

Nesta terça-feira (19), 17ª sessão ordinária da 4ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, foi presidida por Fabiana Gomes (PSD) e secretariada pelo vereador Janduy Ferreira (PSDB).

Com a evasão dos parlamentares na sessão, a vereadora Fabiana Gomes encerrou os trabalhos por falta de quórum. Ela convidou os vereadores para a sessão ordinária a ser realizada em formato híbrido, nesta quarta-feira (20), a  partir das 9h30.

 

 FONTE/CRÉDITOS: Redação com DIVICOM/CMCG
terça-feira, 19 de março de 2024

Obras de expansão do Parque do Povo oferecerão espaço maior para atividades de lazer e de realização d’O Maior São João do Mundo

Com ampliação da parte inferior da área, Prefeitura de Campina Grande vai proporcionar à população maior espaço para eventos e atividades ao ar livre.

 

Obras de expansão do Parque do Povo oferecerão espaço maior para atividades de lazer e de realização d’O Maior São João do Mundo

 

A Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma ação intersetorial coordenada pela Secretaria Municipal de Obras (Secob), iniciou na manhã desta terça-feira (19), os serviços para ampliação da parte inferior do Parque do Povo. A obra permitirá que o Município ofereça à população um espaço maior para as atividades culturais e de lazer, além de beneficiar a estrutura para a realização d’O Maior São João do Mundo, principal evento realizado em Campina Grande. As obras de ampliação começaram por volta das 9h.

Para conseguir essa ampliação um total de 34 lotes, entre casas e terrenos, foram incorporados ao patrimônio público. Com a incorporação da nova área, o Parque do Povo terá um aumento significativo em seu tamanho, passando dos atuais 31.595 metros quadrados para 40 mil metros quadrados. Esse acréscimo representa uma expansão considerável das instalações do Parque do Povo, proporcionando mais espaço e oportunidades para os frequentadores desfrutarem de atividades ao ar livre e eventos públicos.

De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Caíque Figueiredo Castro, o maquinário chegou ao Parque do Povo por volta das 8h20. A primeira edificação começou a ser demolida por volta das 9h e, às 10h, os entulhos desta primeira edificação começaram a ser retirados. Ainda de acordo com o engenheiro, cerca de dois lotes serão derrubados nesta terça-feira com a utilização de uma retroescavadeira, dois caminhões-pipas e quatro caminhões basculantes. A ação é coordenada pela Secob, Sesuma e Defesa Civil.

Segundo o secretário municipal de Obras, Joab Machado, a incorporação ao patrimônio público dos lotes está programada, uma vez que todos os moradores já receberam suas indenizações ou estão em processo de recebimento, após uma inspeção técnica realizada em conjunto com órgãos de fiscalização. Os residentes também foram previamente notificados para removerem seus pertences dos lotes antes da incorporação.

“A Secob iniciou as primeiras etapas da parte de ampliação do Parque do Povo, junto com os 34 lotes que foram incorporados ao patrimônio público, já indenizados e, agora, foram realizadas as visitas técnicas de diversos órgãos que competem a fiscalização e o acompanhamento deste serviço. Isso inclui o CREA, Cagepa, Energisa e todos que aqui possuem redes ou algum dispositivo que precise ser comunicado ou cortado. Agora, definitivamente, a gente começou a fazer a retirada de alguns móveis dos proprietários. Ajudamos os proprietários a retirar os seus pertences. Demos os prazos necessários para que eles fizessem essa movimentação. A Prefeitura aqui está fiscalizando e antecipando todos os processos que visam aumentar essa área para o evento do São João”, disse o secretário Joab Machado.

Segundo Joab Machado, a Prefeitura está destinando um valor compensatório em indenizações para os moradores que tiveram os seus lotes incorporados ao patrimônio público. Esse valor foi planejado, após uma análise detalhada dos 34 lotes envolvidos, levando em consideração os preços de mercado de cada propriedade. Essa medida ressalta o compromisso da administração municipal em garantir uma indenização justa aos residentes.

“O valor das indenizações já é planejado pela Prefeitura. A gente fez uma análise dos 34 lotes, um por um, de maneira individualizada. E o valor é significativo, visto que correspondem aos níveis praticados pelo mercado”, explicou Joab.

O processo de demolição dos lotes está sendo realizado por mão de obra da Prefeitura, envolvendo as secretarias competentes e ligadas à segurança do processo, a exemplo da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Defesa Civil, Guarda Municipal, STTP e o Gabinete do Prefeito, entre outros. O processo de demolição ocorrerá dependendo das condições relacionadas às obras.

Após a saída dos moradores dos lotes e a demolição das construções, será realizada a concretagem do pátio do Parque do Povo na área nova. Todo o processo será concluído antes da montagem da estrutura para O Maior São João do Mundo, realizada pela empresa responsável pela gestão do evento.

“Vamos fazer algumas obras, inclusive a concretagem do pátio do Parque do Povo, para que possibilite esse aumento de área na parte inferior. A gente vai entregar antes da montagem das estruturas do evento e sempre em comunicação com a empresa que faz a gestão do evento e a Prefeitura”, ressaltou o secretário de Obras.

Essa abordagem coordenada busca assegurar que as melhorias necessárias sejam implementadas de forma eficiente, beneficiando tanto os frequentadores do Parque do Povo quanto os organizadores de eventos futuros.

Outras Obras

Próximo à ampliação do Parque do Povo está sendo realizada a revitalização do Parque Evaldo Cruz que, durante o Maior São João do Mundo, também terá equipamentos sendo utilizados. O Açude Novo será revitalizado com novas estruturas: quadra poliesportiva, ciclovia, pista de skate, playground, espaço pet, lanchonetes, estacionamento, lojas e banheiros acessíveis.

“O planejamento é que, até o final de abril, já tenhamos o trânsito liberado, tanto para os pedestres, quanto para os veículos. E a ponte liberada, já com a pavimentação, guarda-corpos, passeios e asfalto”, destacou Joab.

A obra no Parque Evaldo Cruz está em ritmo acelerado e o secretário de Obras enfatizou o compromisso das equipes envolvidas em manter o ritmo e superar os desafios para entregar a obra dentro do prazo. “A obra andou muito bem. Tivemos um cronograma muito bem ajustado, bem gerido, uma boa atuação da Prefeitura”, enfatizou.

Com um investimento de R$ 30 milhões, essa obra histórica no centro da Rainha da Borborema devolverá à população um amplo espaço para exercícios, contemplação, eventos e ampliação do Parque do Povo. Nesta primeira etapa, além da ponte, serão entregues o pátio multiuso, escadarias, obelisco (principal monumento histórico já restaurado), rampas de acessibilidade, gradil e iluminação em LED em todo o parque.

 

 FONTE/CRÉDITOS: Redação com Codecom
terça-feira, 19 de março de 2024

Prefeitura de Campina Grande inicia obra de ampliação do Parque do Povo

Prefeitura de Campina Grande inicia obra de ampliação do Parque do Povo

Com mão de obra própria, os serviços, que asseguram um espaço ampliado de 25% da arena, estão projetados para conclusão na segunda quinzena de abril.

Com o lançamento da programação marcado para a próxima sexta-feira, 22, o Maior São João do Mundo promete trazer muitas novidades. Entre elas, a ampliação do setor sul da arena (chamada de área inferior), do Parque do Povo em 7,5 mil metros quadrados. Os serviços preliminares de engenharia e demolição dos imóveis tiveram início nesta segunda-feira, 18, na rua Major Belmiro, no trecho entre as ruas João Moura e Sebastião Donato.

Com a incorporação da área, o Parque do Povo passará dos atuais 31.595 metros quadrados, para 39.934 metros quadrados, de acordo com a Coordenadoria de Arquitetura da Secretaria Municipal de Obras (Secob). O secretário municipal de Obras, Joab Machado, explicou que o serviço atende a uma demanda da própria festa, que há 41 anos, não para de crescer.

“Aqui é mais uma das etapas de ampliação do Parque do Povo. Isso inclui a expansão da área e seus equipamentos, o Parque Evaldo Cruz e sua revitalização. E aqui no setor sul, que vai modificar a dinâmica do evento e o tipo de uso do espaço, acomodará todos os forrozeiros. Isso é muito importante para o município de todas as maneiras”, afirmou Joab Machado, secretário Municipal de Obras.

O trabalho teve início com equipes da Cagepa e da Energisa atendendo às solicitações da Prefeitura de Campina Grande, realizando as adequações necessárias para o andamento do serviço. Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, Crea e da Defesa Civil também estiveram inspecionando o local.

Coordenada pela Secob, a ação também envolve a participação da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Desenvolvimento Econômico (SEDE), Assistência Social (Semas) e da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), entre outras. Todo o serviço está sendo realizado com mão de obra e maquinários próprios da Prefeitura de Campina Grande.

“Essa conexão entre diversas secretarias e setores administrativos da Prefeitura, é essencial para realizar esses serviços de grande porte, que exigem uma complexidade bem maior do que outros serviços que a gente faz no município”, afirmou o secretário Joab Machado.

Trânsito no Local

Equipes da STTP estarão no local, divididas em turnos, para orientar os motoristas, quanto a interdição momentânea da rua Major Belmiro, no trecho em que está sendo realizada a obra de ampliação da parte inferior do Parque do Povo.

 

 FONTE/CRÉDITOS: Redação com CODECOM
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2024

Cerca de 22% dos deputados da Paraíba pretendem disputar eleições municipais

Cerca de 22% dos deputados da Paraíba pretendem disputar eleições municipais

Assembléia Legislativa da Paraíba / Foto: Divulgação

 

Desafio para os parlamentares será conciliar as atividades parlamentares com a campanha. Eleições para prefeito e vereador acontecem em outubro.

 

Oito dos 36 deputados estaduais da Paraíba devem disputar as eleições municipais, em outubro deste ano. O desafio será conciliar as atividades parlamentares com a campanha.

É o caso de Cida Ramos e Luciano Cartaxo, ambos do PT. Os dois estão se colocando como pré-candidatos à prefeitura de João Pessoa.

No Sertão, alguns nomes que figuram no plenário da Assembleia Legislativa se colocam como possíveis candidatos, como Chico Mendes (PSB), em Cajazeiras, e Camila Toscano (PSDB), em Guarabira.

Galdino prega ‘equilíbrio’

O presidente da ALPB, o deputado Adriano Galdino (Republicanos), afirmou que não vê problema nos deputados participarem das campanhas em seus redutos eleitorais.

Os deputados precisam estar na campanha eleitoral da cidade que eles representam. Eles também sabem da importância dos trabalhos legislativos, então cada um vai conciliar, usar o equilíbrio, para tanto participar das campanhas municipais como estar presente nos trabalhos de plenário

Adriano Galdino, deputado estadual
 
 
 
 
 
 
 
 
 FONTE/CRÉDITOS: Portal Correio com informações da TV Correio

 

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo >